A fonoaudiologia no Brasil




Logopédia, Terapia da Fala ou Fonoaudiologia. Grande foi a discussão a respeito de como seria intitulada esta tão recente profissão no Brasil, apesar disto, esta não foi a principal barreira pela qual a Fonoaudiologia passou na busca pela conquista de sua regulamentação como profissão. Já em 1912, documentos oficiais comprovam que esta ciência já diferenciava-se da educação especial introduzida no século 19, onde o  professor era submetido a uma formação complementar para atingir a demanda de alunos com distúrbios de comunicação, como a deficiência auditiva, problemas de fala e patologias de linguagem que em muito variavam e levavam professores, psicólogos e médicos  a depararem-se numa situação de incapacidade e impossibilidade de intervenção.

Até sua conquista pela regulamentação como profissão, muito chão haveria de ser percorrido para que a Fonoaudiologia viesse a ser reconhecida como ciência. Só em 9 de dezembro de 1981 através da lei de nº 6.965, a profissão foi oficializada, data em que se comemora “O dia do Fonoaudiólogo” no Brasil. Apoiada inicialmente na gestalt de várias outras ciências, como a Psicologia, Linguística e a medicina, e em disciplinas mais específicas como a física, pedagogia e a fonética, a Fonoaudiologia no Brasil alcançou seu status de ciência, caminhando independentemente dentro das ciências da comunicação. Hoje o número de Fonoaudiólogos dispostos pelas mais diversas regiões do Brasil contabiliza mais de 33.468 profissionais e cerca de 114 cursos de graduação registrados. Mais do que crescer em número a profissão tem conquistado seu espaço no âmbito social, político e econômico Brasileiro. Hoje no Brasil, o Fonoaudiólogo é um profissional da saúde que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área da comunicação oral e escrita, voz, audição/sistema nervoso e musculatura facial. O conselho federal de fonoaudiologia no Brasil reconhece 7 grandes áreas dentro da mesma, a Motricidade Orofacial, Audiologia, Voz, Linguagem, Fonoaudiologia Educacional, Disfagia e Saúde Coletiva. O profissional fonoaudiólogo uma vez formado está habilitado a atuar em clínicas, creches, escolas (de natureza comum e especiais) e na comunidade, incluindo o Programa de Saúde da Família, unidades básicas de saúde (UBS), hospitais, emissoras de rádio e televisão, teatro, home care (atendimento em domicílio),  indústrias, centros de reabilitação, entre outras várias possibilidades de atuação.
A grande demanda tem alavancado a profissão que atualmente desponta de grande prestígio, não só pela primazia de suas técnicas como também pela grande contribuição para com a sociedade.

                                                                        


                                                                     Texto por:  Julio Cesar Cavalcanti*
   * Acadêmico de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Brasil e Discente de Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas - Brasil, atualmente bolsista do CNPq (iniciação científica) e integrante do grupo de pesquisa Escritura, Texto & Criação - UFAL.